Esta matéria consta em forma escrita e,
logo abaixo, sua vídeo aula.
Antes de começar a configuração
do software de desenvolvimento que será usado, deverá
ser verificado se o SDK (Software Development Kit) do
Java está instalado. Normalmente ele é instalado
no c:\j2sdk*, onde * é a versão
do SDK, mas pode ser que esteja em outro diretório. Caso
não esteja, será necessário fazer a instalação
deste software.
Para fazer o download do SDK, acesse o site da
Sun (http://java.sun.com/j2se/downloads.html).
No site, faça a opção pela versão
mais atual, depois escolha seu sistema operacional. Após
o download instale o SDK para que possamos passar para próxima
etapa.
Agora com o SDK já instalado, vamos fazer
o download do J2ME Wireless Toolkit (WTK). Acesse
a página http://java.sun.com/products/j2mewtoolkit/download-2_2.html
e faça o download. Nós vamos tratar nesta matéria
a versão 2.2 do WTK.
Execute o arquivo que foi baixado e aceite os
termos de uso (é claro se você concordar).
Se a instalação do SDK foi feita corretamente o
instalador vai achá-lo automaticamente, caso o instalador
não ache você poderá escolher o diretório
onde foi instalado. No próximo passo escolha o diretório
onde será instalado o WTK.
Depois de instalado o J2ME Wireless Toolkit pode
ser encontrado em Programas no menu Iniciar. O programa que iremos
utilizar é o KtoolBar.
Figura 1 - Menu do WTK
Clicando em Ktoolbar, espere um pouco e esta tela
abaixo irá abrir. Você vai perceber que o WTK é
um pouco pesado, mas roda bem em um Pentium 3
com 256 de memória.
Figura 2 - Tela principal do Ktoolbar
Esta é a tela principal do KtoolBar. A
partir desta tela teremos acesso a várias funcionalidades.
Clicando no botão "New Project" iremos
criar um novo projeto.
O "Open Project" vai listar
projetos existentes e você poderá abri-los. No "Settings"
o sistema apresenta uma tela com várias opções
de configuração referente ao projeto.
O botão "Build" compila
o projeto e o "Run" executa o emulador (Device)
selecionado com seu projeto que estiver aberto. Ao clicar em "Clear
Console" as mensagens que aparecem na tela de console
serão apagadas.
Criando um novo projeto:
Clique no botão "New Project"
e escolha o nome do projeto e o nome de sua classe principal.
Figura
3 - Criando um novo projeto
Ao clicar no botão "Create Project"
o Ktoolbar irá abrir uma tela de configurações
do seu Midlet.
MIDLET
|
Uma aplicação
MIDP (Mobile Information Device Profile)
pode receber o nome de MIDlet. O MIDlet é similar
a um Applet, pois tem um ciclo de vida em estados que são
representados como métodos. O startApp() é
a execução do MIDlet, pauseApp() é
executado quando se está em espera e destroyApp(boolean
uncondition) que verifica a finalização.
|
A opção Target Plataform
vem selecionada com o padrão JTWI (Java Technology
for the Wireless Industry).
De acordo com o dispositivo alvo, poderemos alterar
essa opção para MIDP 1.0, por exemplo, celulares
mais antigos não têm suporte a tecnologias mais novas
como o MIDP 2.0.
Figura 4 - Tela de configurações
Num artigo que será apresentado mais tarde
iremos abordar em detalhes todas as opções de configuração
do WTK. Por hora basta sabermos isto que foi explicado até
agora.
Aperte o botão OK. Neste
momento foi criada uma estrutura de pastas onde os arquivos do
seu sistema ficarão alocados.
Na pasta bin ficarão os arquivos JAR e JAD.
Na lib vamos colocar alguns pacotes externos que poderemos utilizar
no nosso aplicativo. A pasta res serve para armazenarmos arquivos
de recurso como imagens, sons e até vídeos. O código
deverá ser colocado na pasta src.
Vamos guardar este projeto que foi criado (HelloImasters)
para o próximo artigo onde iremos desenvolver nosso primeiro
Midlet.
JAR
|
JAR (Java Archive) é
um formato de arquivo criado pela SUN. Ela se baseou no mesmo
formato de compactação de arquivos ZIP, para
distribuir aplicações e bibliotecas através
de um só arquivo. Em um arquivo de extensão
JAR podemos incluir qualquer tipo de arquivo como, por exemplo,
suas classes, imagens, sons etc....
|
JAD
|
JAD (Java Application
Descriptor) é um arquivo de texto que guarda informações
sobre o JAR. Ele carrega as configurações
do aplicativo. No JAD devemos especificar o tamanho do JAR,
a localização com sua URL (Uniform
Resource Locators), o fabricante, o nome do aplicativo
etc. A partir destes dados, na hora do download do aplicativo
para o dispositivo, este aparelho consegue determinar se
tem suporte ou não à tecnologia usada no desenvolvimento.
|
Abrindo um projeto:
Agora podemos voltar ao Ktoolbar
e iremos abrir um projeto existente. Clique no botão
"Open Project" e escolha Games.
Figura 6 - Lista de Projetos
Com o projeto Games aberto podemos agora rodar
o Midlet. Clicando no botão "Run" irá
aparecer uma tela com a imagem de um celular. Esta é a
tela do emulador onde você ira testar seus aplicativos.
Os emuladores da lista não são celulares
reias, porém em breve estarei fazendo um artigo sobre como
inserir novos emuladores em seu WTK.
Figura 7 - Tela do Emulador
Na tela acima aparece 3 Midlets de jogos que você
poderá manipular através das teclas do emulador.
Aproveite e dê uma olhada no código destes Midlets.
Com certeza vai ajudar bastante.
Glossário
SDK
|
Software Development Kit
|
WTK
|
J2ME Wireless Toolkit
|
MIDP
|
Mobile Information Device Profile
|
JTWI
|
Java Techonology for the Wireless Industry
|
JAR
|
Java Archive
|
JAD
|
Java Application Descriptor
|
URL
|
Uniform Resource Locators
|
Vou listar agora os links importantes:
http://java.sun.com/j2se/downloads.html
http://java.sun.com/products/j2mewtoolkit/download-2_2.htm
http://java.sun.com/j2se/downloads.html
http://java.sun.com/products/j2mewtoolkit/download-2_2.htm